sexta-feira, 12 de março de 2010

8ºtarefa






O que fiquei a perceber melhor foi sobre os métodos contraceptivos. Penso que ficámos a perceber mais sobre a sexualidade, e que as sessões não poderiam ter sido melhores. Explicaram muito bem, e tiraram dúvidas. Aprendemos a morfologia sexual feminina, a masculina, os métodos reversíveis e irreversíveis, os métodos naturais e não naturais, e na última sessão vimos como se pode contrair doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
Empenhei-me a fazer as tarefas, embora me tenha atrasado um bocado, terminei-as todas. Por isso, acho que mereço Satisfaz Bastante.










7ºtarefa

1 - Indica três riscos que possam levar a contrair uma doença sexualmente transmissíveis ou levar à ocorrência de uma gravidez não desejada.
Alguns dos riscos são: não usar o preservativo; não tomar a pílula; tomar droga durante a actividade sexual.

2- Indica duas causas da Ocorrência de uma Gravidez na Adolescência.
Os adolescentes serem irresponsáveis e a destruturação da família,

3- E para ti, porque é que será que sendo nós uma sociedade informada, a gravidez entre os adolescentes continua a aumentar.
Os adolescentes podem ter relações sexuais por o parceiro querer, por no grupo de amigos já terem todos tido relações menos eles, e por vezes, como é a primeira vez não usam preservativo.

domingo, 7 de março de 2010

6ªtarefa

1- Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.
Reversíveis -> preservativo e pílula.
Irreversíveis -> laqueação de trompas e vasectomia.

2- Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido)
O método de Billings ou do muco cervical consiste em observar o muco cervical regularmente. Quando o muco cervical é muito, está cada vez mais transparente e mais líquido quer dizer que a mulher está na altura da ovulação. As relações sexuais devem-se evitar quando o muco está desta forma até ao momento em que se torna mais amarelado e mais espesso.



3- Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização
A pílula é um método que se for usado correctamente é bastante seguro. Contêm hormonas sintéticas semelhasntes às que são produzidas nos ovários, a progesterona e estrogéneo.
As hormonas têm como função impedir a ovulação. Quando se toma a pílula não se engravida, mas se não a tomármos correctamente pode causar náuseas, aumento da pressão sanguínea...



sexta-feira, 5 de março de 2010

4ªtarefa



Os rapazes vão ficando com a voz cada vez mais grossa e os ombros alargam.


O que é a testosterona?
È um hormônio esteróide que se produz nos homens e nas mulheres. Nos homens produz-se nos testiculos e nas mulheres nos ovários.


O que são os espermatozóide? Qual é a constituição do espermatozóide?
Espermatozóide é a célula reprodutora masculina. É uma célula activa, que é composta por cabeça, peça intermédia e cauda.


Qual é a diferença entre sémen e esperma?
O sémen é o que transporta os espermatozóides até à vagina. O esperma é um liquido branco que contêm os espermatozóides.


O que são "sonhos molhados"?
São os sonhos que os homens têm relaccionados com a sexualidade, mesmo que depois nao se lembrem que sonharam. Acordam com os lençois húmidos por causa da ejaculação.

3ªtarefa


O que é a Progesterona?
A progesterona é produzida no ovário e evita, numa gravidez, que aconteça a descamação do endométrio que provocava o abordo.


O que é o Clitóris?
O clitóris esta localizado na parte superior da vulva. É uma estrutura complicada que tem componentes internos e externos.


O que é a Vulva?
A vulva é a parte externa do orgão sexual feminino. No exterior está revestida de pêlos púbicos.

O que é a Menarca?
É a primeira vez em que a mentruação aparece nas mulheres.


O que é o Endométrio?
Permite que o embrião se aloje nas paredes do útero, permite a formação da placenta. Endométrio é uma membrana mucosa que está na parede uterina, formado por fibras musculares.





sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Reflexão sobre a sessão "Sexualidade como componente da vida"

Vieram à nossa escola duas psicólogas e uma enfermeira apresentar um power-point sobre a sexualidade e explicar algumas coisas. Realizámos jogos. Num jogo foi para nos caracterizarmos, outro para colar o que encontrassemos sobre a sexualidade, e o ultimo para dizermos a primeira palavra que nos viesse à cabeça sobre o tema da sexualidade. Mostraram que a sexualidade não era só sexo. No fim da sessão preenchemos um questionário para dizermos o que tinhamos achado da sessão.
Gostei mais de fazer o jogo da colagem. E não gostei muito do jogo do desenho.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sexualidade e a Escola
Na adolescência é quando se formam muitas duvidas quanto à sexualidade. Na nossa escola ainda não existe uma disciplina própria para o tema, mas poderá haver em breve. Existe uma sala onde podem ir esclarecer as dúvidas todas.
Acho que a sexualidade é um tema normal, mas que por vezes não é compreendido como tal. Ás vezes pode originar dúvidas. Em algumas situações, as pessoas têm vergonha de as esclarecer!